ver novamente

Intercâmbio aos 50 anos

Quer aprender uma língua, mas acha que intercâmbio é só pra jovens? Pois existem cursos de intercâmbio para quem já passou dos 50

Mônica Cardoso, especial para o iG São Paulo |

Se você sempre quis fazer um intercâmbio, mas acha que não tem mais idade, está muito enganado. Pessoas com mais de 50 anos estão fazendo as malas para aprender ou melhorar o idioma em outros países. E, de quebra, ainda conhecem outra cultura e fazem novas amizades.

Estrategicamente localizadas em cidades bem charmosas, as escolas oferecem cursos para diferentes níveis de aprendizado, do básico ao avançado. E combinam passeios guiados para descobrir a cultura de cada lugar além de aulas de história e culinária.

A médica ginecologista Ana Lúcia Sampaio Fernandes, de 67 anos, há muito tempo sonhava em fazer um intercâmbio para aprimorar o inglês. “Eu tinha receio em fazer aulas com adolescentes, que têm idade para serem meus netos. E que muitas vezes não encaram um curso com tanta seriedade”.

Ao saber de programas voltados para a “melhor idade” na escola de intercâmbio BEX, Ana Lúcia não teve dúvidas e embarcou sozinha para Bournemouth, na Inglaterra. “Eu me sentia mais à vontade com pessoas da minha idade. Nós tínhamos os mesmos interesses, e as aulas abordavam temas que fazem parte do nosso universo”.

Falar português? Nem pensar. Na classe de 12 alunos, Ana Lúcia era a única brasileira. Havia alemães, suíços, japoneses, espanhóis, poloneses… O jeito foi destravar a língua para se comunicar.

Além disso, os cursos são mais culturais. À tarde, o professor acompanhava os alunos em passeios pelas cidades vizinhas, verdadeiras aulas práticas onde explicava a história dos locais e monumentos. “Eu já havia viajado para Londres três vezes. Mas o interior da Inglaterra é lindo e sem toda aquela agitação. Conhecemos Stratford-upon-Avon onde Shakespeare nasceu e os lindos castelos de Christchurch. Foi muito divertido”.

Na bagagem, Ana trouxe ótimas lembranças e boas amizades que mantêm até hoje em trocas de e-mails. E também um sotaquezinho britânico.

Italiano em Roma

Professores experts em história levam para passeios pela Cidade Eterna - Foto: Getty Images

Professores experts em história levam para passeios pela Cidade Eterna – Foto: Getty Images

Aqui o foco não são apenas as aulas de italiano. O curso também combina seminários de história da arte e aulas de culinária. À tarde, os professores, que são experts em arqueologia, levam os alunos para passeios pelos cartões postais de Roma, contando detalhes históricos e curiosos de cada monumento.

Excursões para Tivoli, Pompeia e Nápoles estão programadas nos fins de semana. Mas o ponto alto é a visita à vinícola de Castel Gandolfo, uma encantadora cidadezinha à beira do Lago Albano, conhecida por ser a residência de verão do Papa.

Escola: World Study
Telefone: (11) 3262-1464
Curso: 20 aulas durante duas semanas
Preço: a partir de 1.260 euros
O que inclui: hospedagem em quarto individual em flat

Inglês em Bournemouth

Praias e parques fazem de Bournemouth a melhor pedida para desenferrujar o inglês - Foto: Getty Images

Praias e parques fazem de Bournemouth a melhor pedida para desenferrujar o inglês – Foto: Getty Images

Esqueça a chuvosa Londres. Para desenferrujar o inglês, a melhor pedida é um intercâmbio em Bournemouth. Com extensas praias de areia branca, parques floridos e elegantes cafés à beira-mar, a cidade é considerada o melhor lugar para se viver na Grã-Bretanha.

A escola multimídia oferece laboratório audiovisual e sala de estudo com acesso livre à internet, além de quadras para esportes e piscina aquecida.

Os fins de semana são reservados para viagens até cidades vizinhas, como o Castelo Highcliffe, em Christchurch, e às famosas termas de Bath, construídas pelo Império Romano. E também uma escapadinha até Londres, para assistir ao ritual da troca de guarda no Palácio de Buckingham e uma caminhada por Westminster.

Escola: CI
Telefone: (11) 3677-3600
Curso: 20 aulas em duas semanas
Preço: 910 libras
O que inclui: Acomodação em quarto individual em casa de família, com meia pensão

 

Espanhol em Marbella

As noites são animadas com shows de flamenco e as típicas paellas - Foto: Getty Images

As noites são animadas com shows de flamenco e as típicas paellas – Foto: Getty Images

Encravada na Costa do Sol, a escola fica apenas a cinco minutinhos da praia. Os alunos contam com consultoria individual dos professores, computadores com acesso à internet e videoteca, para treinar o idioma de Cervantes.

No tempo livre, visitam museus e praias, sempre acompanhados por um guia, com paradinhas para provar os típicos churros e tapas espanhóis. Shows de flamenco animam as noites – e os mais desinibidos podem arriscar alguns passinhos na pista de dança. Nos fins de semana, há excursões para cidades vizinhas como Córdoba ou Granada.

Escola: STB
Telefone: (11) 3038-1551
Curso: 25 aulas durante duas semanas
Preço: a partir de 925 euros, mais taxa de matrícula de R$ 288
O que inclui: hospedagem em quarto individual em casa de família, com café da manhã e jantar

Francês em Nice

No tempo livre, passeios por Nice, Mônaco e Cannes, na charmosa Côte d'Azur - Foto: Getty Images

No tempo livre, passeios por Nice, Mônaco e Cannes, na charmosa Côte d’Azur – Foto: Getty Images

Que tal voltar com o francês afiado e ainda curtir a ensolarada Nice, com vista para o mar azul turquesa da Riviera Francesa? As aulas são na parte da manhã, na escola que fica a dez minutos da Baía dos Anjos.

Já as tardes livres são recheadas de passeios culturais como visitas aos Museus Chagall e Matisse, ou uma escapadinha até o Museu Picasso, em Antibes. Todo o charme e sofisticação de Mônaco e Cannes podem ser conferidos nas excursões nos fins de semana.

Escola: BEX
Telefone: (11) 3044-5040
Curso: duas semanas
Preço: 1.180 euros
O que inclui: Acomodação em quarto duplo em casa de família, com café da manhã

* Preços pesquisados em janeiro/2011, sujeitos a alterações

* O iG Viagens não se responsabiliza pelos preços divulgados, que estão sujeitos a alterações. Sugerimos confirmação prévia.

Escolha seu próximo destino

Notícias Relacionadas


iG Viagens no Facebook

Comentários (0)

Antes de escrever seu comentário, lembre-se:o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *