ver novamente

Os melhores planetários do Brasil

Espalhados pelo País, planetários oferecem visão privilegiada do céu noturno. Confira quais os que merecem uma visita

RedacaoSP |

Como seria o céu se não houvesse poluição alguma? É isso que tentam mostrar os planetários. Por meio de projeções digitais ou analógicas em cúpulas fechadas, estas instituições tentam proporcionar a experiência de ver estrelas, cometas e planetas da forma como estes apareceriam se não fosse pela forte influência de luzes artificiais e poluição nas cidades.

Veja também: As cachoeiras mais incríveis do Brasil

“Um planetário é um retrato fiel da realidade natural”, explica Marcos Calil, coordenador científico do recém-inaugurado Planetário Johannes Kepler, na cidade de Santo André, tido como o mais moderno do País. Segundo Calil, o diferencial do novo empreendimento é o sistema de projeção. “Temos tanto um projetor analógico quanto um digital, eles trabalham em conjunto. Isso abre uma série de novas possibilidades. É um sistema único no Brasil”, garante.

Muitas vezes deixados de lado pelos viajantes, os planetários podem ser boas opções para passar o tempo ao visitar uma cidade. Atualmente, há um total de 36 planetários espalhados pelo Brasil. Confira os principais:

Foto: Divulgação – Inaugurado em 4 de abril deste ano, planetário em Santo André é o mais moderno do país

Santo André
O planetário Johannes Kepler, que fica na Sabina Escola Parque do Conhecimento de Santo André, inaugurou há menos de um mês. Com capacidade para 260 pessoas, conta com dois sistemas de projeção: um óptico e um digital. Ambos trabalham em sincronia para proporcionar a maior sensação de realidade possível na reprodução do céu. É tido como o mais moderno do País.

Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Bairro Paraíso
Mais informações pelo telefone (11) 4422-2001

Veja também: Lugares assustadores para conhecer

 

São Paulo
A capital paulista possui o mais antigo dos planetários brasileiros. Inaugurado em 1957, o Planetário Professor Aristóteles Orsini, localizado no Parque do Ibirapuera, passou por grande reforma entre 1999 e 2006, ano em que foi reaberto. Quarenta e cinco projetores de slides e três de vídeo dão aos visitantes que ocupam a cúpula interna, com 18 metros de diâmetro, a sensação de ver as estrelas de perto.

Endereço: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Alvares Cabral – Portão 10
Mais informações no site 

Foto: Divulgação – Planetário de Belo Horizonte exibe sessões de filmes abertas para o público

Belo Horizonte
Inaugurado em 2010, o planetário do espaço TIM UFMG do Conhecimento, em Belo Horizonte, é um dos mais novos do Brasil. O espaço, que tem capacidade para 60 pessoas, proporciona atmosfera intimista. Além de proporcionar a observação de astros e estrelas, o sistema de projeção digital serve também para a exibição de filmes.

Endereço: Praça da Liberdade, s/n – Belo Horizonte
Mais informações no
site

Mais: Belo Horizonte se estabelece como destino cultural

Rio de Janeiro
Mais do que dois planetários, um com capacidade para 263 pessoas e outro com 90 assentos, a Fundação Planetário conta com 16 mil metros quadrados dedicados à astronomia. Além de ver estrelas através de projeções digitais, o público pode participar de sessões semanais de observação do céu, fazendo o uso de telescópios, e ainda visitar o Museu do Universo, que proporciona uma série de experimentos interativos relacionados ao mundo da astronomia.

Endereço: Rua Vice Governador Rubens Berardo, 100
Mais informações no site 

Mais: Explore o Rio de Janeiro a pé
Curitiba
Instalado em um prédio em forma de tronco de pirâmide, o planetário do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, fica no topo de uma colina, 133 metros acima do nível da cidade. A cúpula com seis metros de diâmetro abriga espaço para 62 pessoas. Faz parte do complexo o Observatório Astronômico Professor Doutor Leonel Moro, que contém quatro telescópios.

Endereço: Av. João Gualberto, 250 – Glória
Mais informações no site 

Foto: Divulgação – O planetário da Universidade Federal de Goiás foi inaugurado em 1970

Goiânia
O planetário da Universidade Federal de Goiás, inaugurado em 1970, é voltado tanto para estudantes de astronomia, quanto para o público em geral. No próprio planetário é possível se inscrever para cursos e palestras voltados para o conhecimento dos astros.

Endereço: Av. Contorno nº 900 – Parque Mutirama
Mais informações no site 

Mais: Melhores points de mergulho no Brasil
Florianópolis
O planetário da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, promove cursos e palestras relacionados à área de astronomia. A sala de projeção tem seis metros de diâmetro e capacidade para 60 pessoas.

Endereço: Campus Universitário, Trindade
Mais informações no site 

Mais: Conheça Florianópolis de bicicleta
Vitória
O planetário de Vitória, no Espírito Santo, possui uma série de sessões educativas. As atividades, geralmente voltadas tanto para crianças quanto para adultos, são temáticas. Dependendo do dia e horário escolhidos é possível aprender como identificar estrelas, ver como era o céu em 1500, ano de descobrimento do Brasil, ou aprender como os índios identificam os elementos do céu.

Endereço: Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras
Mais informações no site 

Foto: Divulgação – Planetário de Londrina se destaca por trabalho com crianças

 

Londrina
Inaugurado em 2007, o planetário de Londrina se destaca pelo trabalho com as crianças. Equipes pedagógicas especializadas ministram uma série de atividades para os pequenos. Há, inclusive, sessões de filmes infantis. O sistema de projeção é analógico.

Endereço: Rua Benjamin Constant, 800
Mais informações no site

Leia também: Os 11 melhores lugares para você viajar pelo Brasil
Foz do Iguaçu
O planetário do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, inaugurado em 2009 em Foz do Iguaçu, pode não ser dos mais modernos. Seu sistema de projeção analógico fica atrás de outros que já se integraram ao digital. A visita, no entanto, vale pelo passeio. O planetário faz parte do complexo turístico Itaipu que contém, além da usina hidrelétrica, atrações como o Refúgio Biológico Bela Vista, com mais de 50 espécies de animais e 960 gêneros de plantas.

Endereço: Avenida Tancredo Neves, 6731
Mais informações no
site 

Escolha seu próximo destino

Notícias Relacionadas


iG Viagens no Facebook

Comentários (0)

Antes de escrever seu comentário, lembre-se:o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *